História
Foi comprado por Flávio Eduardo Brigido, em 23 de Julho de 2005, um terreno no Guinda, distrito de Diamantina distante a 6 km.
Logo iniciou-se a construção de um sitio no terreno.
Um ano após a compra do primeiro terreno, um outro foi adquirido, mais precisamente em 20 de Junho de 2006. Este foi anexado ao anterior, o que deu inicio, em 20 de Agosto de 2006 a construção de um campo de futebol.
Em 13 de Fevereiro de 2007, foi inaugurado o campo de futebol que passou a se chamar “Campo Monumental Egas Victor Brigido”, em homenagem ao meu pai, que faleceu no andamento da obra. Na inauguração foram convidadas varias pessoas da cidade de Diamantina como: Evandro Brozinga,
Silvania Avila, Saulo Mourão, Olivia Mourtão, assim como varias pessoas de outros lugares, como Montes Claros.
Destaco especialmente meu sogro Geraldo Gonzaga, sua mulher Elza Gonzaga, os filhos Gabriele, Geruza, Guilherme e Noras, Gisele Gonzaga (Entre outros), minha mãe Santa Prado e vários parentes como filhos, netos e genros. Destaco ainda alguns como: Flávio Brigido, Egas Victor Brigido Junior, Sergio Cristiano Brigido, Paulo Otavio Brigido,
Evandro Luis Brigido, Mateus Brigido, Carlos Alexandre Brigido, Luiz Fernando Brigido e vários outros convidados que formaram alguns times e disputaram um torneio relâmpago. O time campeão foi formado por Fabricio mandacaru, Flavio Brigido, Paulo Otavio Brigido, Rafael Brigido e Gilmar Jamar. Logo após o torneio houve uma grande festa para comemorar a inauguração.
Deste momento em diante em todas as terças feiras acontecia uma pelada entre amigos. Durante o ano inteiro a pelada acontece, porém, sempre no segundo sabado de dezembro, como todos entram de ferias, ocorre a ultima pelada do ano, encerrando as atividades do ano com um belo churrasco. O retorno dos atletas sempre ocorre após o carnaval. Neste período o campo permanece fechado para reparos e manutenção da grama.
Em 23 de julho de 2008, houve um torneio no Campo Monumental Egas Victor Brigido em homenagem à banda fogosa do Sapo Seco, da qual os integrantes Flavio Eduardo e Evandro Luis Brigido eram presidentes. Assim foi realizado um torneio e a equipe que passou a se chamar Guinda F.C ficou em terceiro lugar. Este foi o primeiro torneio oficial que o Guinda F.C participou.
Parte 2
Dai em diante houve alguns torneios internos entre atletas da própria equipe, dentre eles, vários atletas de Diamantina como: Mucio, Eduardo pompéu, Juninho da Grupiara, Vava da Pizza Chique, Cafezinho, Sendro, Sandrinho, Paulo Pinheiro, Aristeu, Nilson Contador, dentre outros.
A equipe do Guinda F.C ja realizou vários jogos no seu campo enfrentando times de outras cidades como: Belo Horizonte, Gouveia, Curvelo e Monjolos. Também já realizou alguns jogos fora, como em Monjolos, Montes Claros e Barão de Guaicuí.
Em 15 de Julho de 2016 a equipe foi convidada a disputar um torneio no Clube Campestre Diamantinense. A campanha do Guinda F.C se deu da seguinte forma no campeonato:
Guinda F.C 1 x 3 Campestre
Guinda F.C 1 x 1 Pinheiro
Guinda F.C 5 x 1 Polícia
Classificou-se para um triangular com a Policia
Guinda F.C 2 x 0 Polícia
Guinda F.C 2 x 1 Pinheiro (Um jogador a menos em campo para o Guinda)
FINAL
Guinda F.C 1 x 0 Pinheiro (Gol: Leo – SEGUE A FESTA)
Paralelamente ao campeonato do Campestre ocorreu o campeonato da AABB, em que o próprio time da AABB foi campeão. Em 15 de Setembro de 2016 foi realizada uma partida entre os dois campeões Guinda F.C e AABB:
Guinda F.C 3 x 0 AABB (Gols: Gabriel Brigido, Rica e Marquinhos – SEGUE A FESTA)
Em 15 de Novembro de 2016 foi realizado um jogo em Montes Claros com o campeão da OAB local.
Guinda F.C 4 x 3 OAB(Gols: Tete, Rica, 2 – Higor)
Desta forma o Guinda F.C sagrou-se Campeão e conquistou a tríplice coroa, hoje eternizada em seu uniforme.
Em 15 de Dezembro de 2016 o Guinda F.C começou a apostar em sua equipe. houve no espaço gourmet do Guinda um lançamento do seu uniforme para coleção 2017. Com uma grande festa de lançamento com todos os atletas e futuros diretores e a presença de Deoglesio da Rádio Mundo Mix, que deu uma cobertura do evento. A música ficou a cargo da DJ Ju Cirilo e a apresentação pelo comunicador Sidney da Rádio Mundo Mix que também é atleta do Guinda F.C.